Ferraz de Vasconcelos recebe sirene de alerta em áreas de risco

Município é o primeiro do Alto Tietê a receber o equipamento que integra do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Estado para chuvas intensas. Dispositivo foi instalado na Vila Cristina. Ferraz de Vasconcelos recebe nova sirene para casos de chuvas intensas
Ferraz de Vasconcelos recebeu nesta terça-feira (22), uma sirene de alerta em áreas de risco. O município é o primeiro do Alto Tietê a receber o equipamento que integra do Plano Preventivo de Defesa Civil (PPDC) do Estado para chuvas intensas.
✅ Clique para seguir o canal do g1 Mogi das Cruzes e Suzano no WhatsApp
No total, três municípios contam com o sistema no Estado: Franco da Rocha, São Sebastião e Guarujá.
A sirene foi instalada na Vila Cristina, considerada um local de alto risco. Agentes da Guarda Civil Municipal (GCM) e da Defesa Civil passaram por um treinamento pela manhã. No período da tarde, moradores do bairro participaram de um simulado.
"É um dispositivo que vai monitorar o solo da Vila Cristina e passar alertas para a Central de Monitoramento da Guarda Civil Municipal", disse a secretária municipal de Segurança Urbana e Defesa Civil, Daniele Freitas.
Ela explicou ainda que quando o solo está encharcado ou há uma grande quantidade de chuva esperada para o município, a sirene emite alertas sonoros para evacuação do local.
De acordo com Daniele, o Centro de Gerenciamento de Emergências do Estado monitora o equipamento e passa alertas diretamente para a Central de Monitoramento. "A partir do acionamento de algum alarme da Vila Cristina, tudo será acionado daqui da Central de Monitoramento, como a Secretaria de Educação e Assistência Social, para fazer o acolhimento dessas pessoas em caso de evacuação".
De acordo com a secretária, a sirene emite um tipo de som para cada caso. "Tem avisos sonoros para chuvas intensas, moderadas, para pessoas se abrigarem e para evacuação. De acordo com que estiver acontecendo, a mensagem sonora é enviada para a população do bairro".
Leia também
Relatório aponta área da Vila Cristina, em Ferraz, como de alto risco; até 220 casas podem ser interditadas, diz Defesa Civil
Roteiro do Patrimônio abre inscrições para visitar Taiaçupeba
Outros bairros do município estão sendo monitorados, como o Jardim Nova Ferraz. Segundo a secretária, a pasta realiza um mapeamento quinzenalmente em áreas de maiores riscos e mensalmente em locais que apresentam menores necessidades. Além disso, também são realizados simulados.
"Estamos fazendo o mapeamento dessas áreas. Há locais que ainda não tinham sido monitorados. Esses simulados são feitos para proteger ao máximo a população. Elas estão em áreas de risco e nossa missão é protegê-las", finalizou a secretária.
Ferraz de Vasconcelos é a primeira cidade da região receber o equipamento
Divulgação/Governo de São Paulo
Assista a mais notícias do Alto Tietê
COMENTÁRIOS